Imunidade à luz da ciência e do espiritismo

Imunidade à luz da ciência e do espiritismo

Entrevista com Dr. Ricardo de Souza Cavalcante – Médico Infectologista Espírita

Diante da ameaça crescente do coronavírus, espalhando-se pelos diversos países em cursas intensas de disseminação, é natural que nosso coração se comprima em preocupação e medo. No entanto, a educação de nossas emoções é fator primordial para que mantenhamos a resposta do nosso corpo fortalecida contra quaisquer agentes virais.

Buscamos compreender essa relação entre espírito e corpo em uma entrevista especial com Dr. Ricardo de Souza Cavalcante, médico infectologista e professor de pós-graduação em Doenças Tropicais, membro da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (CCIRAS) do Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP.

Dr. Ricardo é também presidente da Associação Médico-Espírita de Botucatu, vinculada ao Centro Espírita Caminho da Luz, bem como vice-presidente da Associação de Educação e Cultura Espírita Gabriel Delanne, e palestrante espírita.

[JME] No seu campo de estudo (infectologia), você t e m c o n h e c i m e n t o d e pesquisas ou casos vivenciados que indiquem quais emoções, sentimentos ou crenças contribuem para a não infecção de indivíduos?

A ciência tem investigado esta questão há décadas. Um estudo muito interessante, realizado na década de 1980, avaliou 132 estudantes da Universidade de Harvard (EUA). Foram dosados os níveis de anticorpos, moléculas responsáveis pelo combate aos microorganismos, na saliva destes indivíduos após assistirem a dois tipos de vídeos: um que retrava os horrores da Segunda Guerra Mundial e outro sobre o trabalho benemérito de Madre Tereza de Calcutá. Após o primeiro vídeo, observou-se redução importante dos níveis de anticorpos enquanto que, após o segundo, estes níveis se elevaram. Diversos estudos têm demonstrado que o estresse emocional aumenta a chance das pessoas desenvolverem infecções de vias aéreas superiores, tal como a gripe e o resfriado comum, assim como a reativação das chamadas infecções latentes, como o Herpes simplex. O mecanismo fisiológico envolvido nesta questão também foi identificado. O estresse emocional promove a ativação constante do eixo hipotálamohipófise-adrenal, um sistema que integra o cérebro com a produção de hormônios em nosso organismo. Este eixo produz hormônios, tal como o cortisol, que atuam sobre o sistema imunológico , reduzindo as defesas do organismo e, consequentemente, facilitando a invasão dos seres microscópios. Todos estes conhecimentos corroboram a ideia de que os sentimentos e, ou, emoções impactam de modo significativo no desenvolvimento de infecções

[JME] Qual emoção, sentimento ou crença contribui mais para a baixa imunológica?

Assim como na ciência, na literatura espírita também encontramos muitas informações acerca desta questão. André Luiz, na obra “Evolução em Dois Mundos” (psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira), afirma que os sentimentos negativos causam uma ruptura n a h a r m o n i a c e l u l a r, enfraquecendo nossas defesas e permitindo a invasão dos microorganismos. No mesmo sentido, Manoel Philomeno de Miranda, na obra Painéis da Obsessão (psicografia de Divaldo Pereira Franco) afirma que mau humor, pessimismo, r e v o l t a , ó d i o , c i ú m e , lubricidade e viciações de qualquer natureza causam degeneração celular, reduzindo sua capacidade funcional. Nesta obra, o autor espiritual apresenta o cenário de um sanatório de tuberculosos e esclarece como a vida mental e os comportamentos por nós assumidos são significativamente associados com o desenvolvimento de doenças infecciosas.

[JME] Quais recursos o espiritismo oferece que você conhece eficácia comprovada no tratamento ou prevenção de doenças?

Diante do exposto acima, certamente o melhor recurso oferecido pela doutrina espírita é a compreensão acerca da importância da educação da alma. Afinal, este é o papel do espiritismo. Educar os sentimentos é medida essencial para todos nós e objetivo da vida. E certamente é a melhor prevenção diante de qualquer enfermidade , incluindo as infecções. Outros recursos têm sido estudados, como a aplicação do passe magnético. Aqui em Botucatu, estudamos o passe como terapia no control e da ansiedade, com resultados muito consistentes quanto ao seu benefício. Este estudo encontra-se publicado em periódico científico. Um grupo d e p e s q u i s a d o r e s d a Associação Médico-espírita do Brasil, coordenados pelo Dr Giancarlo Luchettii, atualmente professor da Universidade Federal de Juíz de Fora – MG, publicou no ano de 2011 uma revisão das pesquisas até então realizadas, identificando os benefícios promovidos pela prece, passe, fluidoterapia, desobsessão, prática da caridade e educação espiritual.

[JME ] Diante da pandemia que estamos passando, quais seriam suas sugestões de atitudes mentais, além das de higiene, que contribuem para o fortalecimento do indivíduo?

André Luiz, na obra “Evolução em Dois Mundos” (psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira), afirma “Amparo aos outros cria amparo a nós próprios, motivo por que os princípios de Jesus, desterrando de nós animalidade e orgulho, vaidade e cobiça, crueldade e avareza, e exortando-nos à simplicidade e à humildade, à fraternidade sem limites e ao perdão incondicional , estabelecem , quando observados, a imunologia perfeita em nossa vida interior, fortalecendo-nos o poder da mente na autodefensiva contra todos os elementos destruidores e degradantes que nos cercam e articulando-nos as possibilidades imprescindíveis à evolução para Deus”. Cultivar as virtudes ensinadas por Jesus permite-nos estabelecer outro padrão de vida mental, mais salutar e que nos protege das invasões microbianas.

[ J M E ] Na visão médico-espírita, epidemias como estas têm um porquê ou para quê?

Quem nos esclarece acerca disto é Allan Kardec, no capítulo VI (Da Lei de Destruição), terceira parte de O Livro dos Espíritos. Os flagelos que afetam a humanidade, dos quais inclui-se pandemias, são importantes para promover uma aceleração no progresso da humanidade. Este estado de crise permite a criatura humana o desenvolvimento de virtudes e comportamentos mais coerentes com as leis divinas, e isto se dá de forma coletiva. Em geral, os prejuízos observados na crise, como na pandemia, são de ordem material. São perdas econômicas, perda de recursos materiais, perda da vida, pois muitos desencarnam neste processo. Mas se mudarmos a perspectiva pelo qual se observa o fenômeno, se tomarmos como ponto de referência o Espírito imortal, observaremos que os danos são pequenos. A vida terrena é uma gota no oceano perante a existência do Espírito. Os benefícios morais que se pode alcançar no enfrentamento de uma pandemia são imensamente superiores aos danos materiais por ela causados, tanto no plano individual como coletivo. Por isso é essencial que saibamos enfrentar esta situação. Os Espíritos da codificação afirmam a Kardec: “Os flagelos são provas que dão ao homem ocasião de exercitar a sua inteligência, de demonstrar sua paciência e resignação ante a vontade de Deus e que lhe oferecem ensejo de manifestar seus sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo, se o não domina o egoísmo.” Estamos diante de oportunidade ímpar para cultivar virtudes e contribuir para o crescimento moral da humanidade.

[JME] Qual a sua orientação aos leitores?

Estamos vivendo um momento especial . Diariamente, recebemos um grande “bombardeio” de informações, reais ou não. Por nossa imaturidade espiritual, ainda pouco confiantes em Deus, estabelecemos o clima de pânico e desespero. São sentimentos improdutivos e que apenas agravam a situação. Não devemos olvidar que a ciência, que muito se desenvolveu, traz importantes medidas para nos auxiliar na redução dos efeitos destrutivos desta pandemia. É a oportunidade para que a criatura humana, em conjunto, desenvolva seu intelecto para um bem comum. Por isso, seguir as recomendações governamentais, embasadas no conhecimento científico, é essencial. Também devemos reconhecer que o pensamento é ferramenta preciosa para a construção de um ambiente íntimo de paz e felicidade. É imperativo manter a tranquilidade, a fé e a confiança em Deus, buscar a leitura edificante a e prece para o fortalecimento interior e auxiliar tanto quanto possível. Que, perante a dificuldade que enfrentamos neste momento, possamos nos tornar mais cristãos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *