Nota Fiscal Paulista – como doar, afinal?

Nota Fiscal Paulista – como doar, afinal?

Com as mudanças nas regras da Nota Fiscal Paulista a partir de janeiro deste ano, muitas dúvidas surgiram e a captação, tão importante para todas as entidades assistenciais de Bauru, caiu expressivamente.

A diretora do setor de Nota Fiscal Paulista do Centro Espírita Amor e Caridade, Mônica Dabus, explica como continuar contribuindo para a sua instituição fazer mais e melhor:

 

[Filantropia CEAC] As doações via cupom fiscal não estão mais valendo?

[Monica] As doações dos cupons fiscais sem CPF, através das urnas, não estão mais valendo.

 

 [Filantropia CEAC] Quem não quer baixar o aplicativo ou não tem smartphone que o suporte pode doar diretamente no caixa?

[Monica] Sim. Os consumidores cadastrados poderão realizar a doação automática de seus cupons fiscais para o CEAC de maneira simples, rápida e segura, diretamente no caixa. Para ativar a opção, acesse o site http://bit.ly/1cDl9uh, selecione a opção “Adesão à Doação Automática de Documento Fiscal com CPF” e escolha o CEAC – Centro Espírita Amor e Caridade. Após o cadastro, os cupons fiscais de todas as compras em que o consumidor informar o CPF serão destinados ao CEAC. Mesmo destinando os cupons fiscais à instituição, o consumidor contará com o valor da compra para participar dos sorteios mensais. É possível trocar de entidade favorita a qualquer momento e até mesmo desativar a opção, caso o consumidor deseje.

 

 [Filantropia CEAC] Para fazer a doação automática, é preciso fazer um cadastro na internet. Tem um jeito mais fácil?

[Monica] Sim. O caminho mais fácil e rápido é comparecer ao nosso setor da Nota Fiscal no CEAC, de segunda a sexta das 13h às 17h e das 18h às 22h; e no sábado, das 8h às 12h. A nossa equipe está preparada para auxiliar na realização deste cadastro.

 

[Filantropia CEAC] Está acontecendo uma campanha para que Alckmin sancione o decreto que estende o prazo para adaptação das entidades, permitindo ainda o recurso via cupom fiscal. O CEAC é a favor de voltar a ser como era?

[Monica] O prazo final para que o governador sancione ou vete o Projeto de Lei 718/2017, será 9 de fevereiro. Sem dúvida, seria bom que fosse aprovado e permanecessem as modalidades concomitantemente, para que o doador, tivesse opções. Entretanto, este modelo antigo é bem trabalhoso, pois requer equipe de captação, separação e digitação dos cupons. É mais conveniente ao CEAC, que todos se adaptem à nova regra de doação automática, pois esse método é promissor e garantirá recursos valiosos para o CEAC e para as pessoas que dependem de nossos recursos sociais.

 

[Filantropia CEAC] Nos anos anteriores, as metas de captação via NFPaulista foram todas alcançadas e até superadas com a participação em massa dos frequentadores do CEAC. E agora?

[Monica] Diante de tantas notícias negativas em nosso país, a “Família CEAC” trouxe ao longo destes anos, resultados excepcionais à Campanha NFP e consequentemente as ações sociais. A mobilização, a solidariedade e a sensibilidade dos apoiadores sempre surpreendeu. Chegamos a ter mais de 300 voluntários, além do amplo envolvimento dos frequentadores e simpatizantes do CEAC. Em janeiro de 2018, verificamos uma queda acentuada na “doação automática”, causando muita apreensão. O nosso desafio, é fazer com que esta nova modalidade de doação vá além de iniciativas pontuais e se torne uma prática regular, para não comprometer a sustentabilidade financeira da área assistencial de nossa entidade.

 

 Filantropia CEAC] Existe uma nova meta, agora para doações via aplicativo?

[Monica] Quando foi disponibilizada a modalidade “via aplicativo”, sem a indicação do CPF, lançamos a Campanha da doação de 5 cupons por pessoa/mês. Se a “Família CEAC” possui aproximadamente 1000 voluntários, atingiríamos a nota meta de 5 mil cupons/mês. Entretanto, para se ter uma ideia, em dezembro de 2017, foram doados apenas 1.476 cupons, atingimos 29% de nossa meta.

Na modalidade anterior, via “urnas”, apesar de ser um processo complexo, captado, separado e processado “nota a nota” pelos funcionários e voluntários, a nossa meta era de 500 mil cupons processados/mês, sendo atingida frequentemente por anos.

Em janeiro de 2018, entrou em vigor, a modalidade do “processo automático”, a doação é automática, feita pelo próprio consumidor, no ato da compra no caixa, basta indicar o seu CPF uma única vez, com o cadastro realizado previamente. Então, fica aqui, o nosso apelo à “Família CEAC”, para que nos apoiem em mais este desafio.

 

[Filantropia CEAC] Qual a aplicação dos recursos captados pela NFP? Por que é tão importante?

[Monica] Os recursos captados pela NFP são empregados na área de assistência social. A nossa “Casa abençoada” ou a “Casa Grande” (denominação dada ao CEAC por guias espirituais do CEAC) de fato, transformou-se em uma “Grande Casa”. Os resultados positivos de todo o trabalho, tanto de cunho material, quanto espiritual, sustentados pela espiritualidade maior, deve ser atribuído ao empenho de pessoas de boa vontade. Atualmente, são seis núcleos de assistência em bairros periféricos de Bauru/SP: Ferradura Mirim, Parque das Nações, Vila São Paulo, Fortunato Rocha Lima, Jd. Ferraz e Vila Nova Esperança; Creche Nova Esperança; sendo mais de 1000 crianças assistidas diariamente, além do Albergue Noturno localizado nas imediações da rodoviária. Na Sede Central – Rua Sete de Setembro, 8-30 –  circulam cerca de 2000 frequentadores/semana e abriga em suas estruturas projetos filantrópicos como o Gestar (assistência à gestante carente), o Comini (assistência às famílias de presidiários), Curso Gratuito de Português e Matemática (aberto à população em geral), além dos departamentos de captação de Notas Fiscais Paulista, lanchonete, telemarketing, bazar de roupas, bazar de móveis, livraria, editora, cantinho, entre outros, que contribuem para a contrapartida financeira dos projetos. Na sede situa-se, ainda, a central administrativa responsável pela gestão, treinamento e seleção dos 165 profissionais que hoje compõem o quadro funcional da instituição. Todos estes espaços, tanto nos núcleos, como na sede, necessitam constantemente de manutenção e reformas estruturais com as adequações necessárias à acessibilidade e bom funcionamento. A nossa apreensão é que com o retraimento nas doações da NFP destinados a assistência social, as demais fontes terão dificuldades de manter esta ampla estrutura e o serviço de assistência sairá prejudicado certamente. Fica aqui, uma vez mais, o nosso apelo a toda a “Família CEAC”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *